segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

O cérebro não dói!

Você sabia que o cérebro é um órgão que não dói?


Para o espanto de muitos desavisados, essa informação é totalmente verídica.

O cérebro é capaz de perceber e localizar desconfortos causados por lesões em praticamente qualquer região do corpo, mas não é capaz de sinalizar insultos ocorridos nele diretamente. Por esse motivo, em alguns procedimentos cirúrgicos no cérebro o paciente pode até ficar acordado durante a cirurgia ajudando o neurocirurgião no mapeamento das funções cerebrais a serem preservadas na cirurgia. http://www.leandroteles.com.br/blog/2012/11/16/mitos-e-verdades-sobre-o-nosso-cerebro/
Carinha de espanto novamente...
Parece inacreditável alguém operar o cérebro sem uma anestesia geral, mas como nosso mundo tecnológico está agindo à nosso favor, podemos ver vários vídeos relatando esse tipo de procedimento.

Daí nos vem a pergunta que não quer calar:

Se o cérebro é um órgão que não dói, por que sentimos dor de cabeça?
Você já sabe? 
Comente aqui.
Ficou curioso e pesquisou?
Comente aqui.
Não sabe e está querendo saber?
Comente aqui. E fique de olho, pois estaremos trazendo mais informações.

3 comentários:

  1. Seção curiosidades: Verdade ou Mito

    [Pessoas com enxaqueca devem evitar o chocolate]
    VERDADE. O chocolate contém cafeína e uma substância do tipo amina, com ação sobre o calibre dos vasos sanguíneos, chamada feniletilamina. Essas substâncias podem deflagrar episódios de enxaqueca em determinados pacientes.

    [Somente alguns tipos de analgésicos podem causar dor de cabeça diária em quem tem enxaqueca]
    MITO. Na verdade, todos os tipos de analgésicos, antinflamatórios, tranquilizantes, derivados da morfina (opiáceos) e até os casino online novos triptanos podem, quando usados mais de duas vezes por semana e em até três meses de uso, induzir a transformação da enxaqueca em dor de cabeça crônica diária.

    [Problemas no fígado ou estômago podem dar dor de cabeça]
    MITO. Fígado, vesícula biliar e estômago não causam enxaqueca. Pessoas com enxaqueca que têm outras doenças, inclusive nestes órgãos, podem piorar das crises e a ingestão de certos alimentos com gordura, fritura e mesmo sem essas substâncias, pode desencadear episódios de dor de cabeça sem nenhuma relação com a digestão. Além disso, durante a crise de dor, o estômago se dilata e fica paralisado como parte do próprio processo químico da dor. Aqui ocorre a sensação desagradável de indigestão e enjoo que faz os pacientes pensarem em causa digestiva ou alimentar.

    [A enxaqueca não tem cura, mas pode ser controlada e desaparecer algum dia]
    VERDADE. A enxaqueca, por ser uma doença bioquímica do cérebro transmitida geneticamente, não pode ser curada no sentido claro da palavra. Porém, tratamentos corretos e eficientes podem reduzir a incidência, intensidade e duração de suas crises em mais de 90%. Com o passar do tempo e por mecanismos ainda controversos, as crises de dor podem desaparecer sozinhas.

    [Alimentação rica em frutas é a melhor dieta para quem sofre de enxaqueca].
    MITO. Algumas frutas também têm sido responsabilizadas pelo início de crises de enxaqueca. Os cítricos, devido à presença de outra amina com ação nos vasos sanguíneos e denominada de l’octopamina, foram apontados por vários pacientes em alguns estudos realizados com a ingestão de laranja, limão e até abacaxi.


    ResponderExcluir
  2. Muito boa matéria, Suzana aqui!

    ResponderExcluir
  3. Muito esclarecedor o assunto de vocês, parabéns.

    ResponderExcluir